quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Eleições 2012 uma reflexão.

Prof. Dr. Manoel Alves

Belém deve se desenvolver otimizando suas potencialidades: serviço, comércio, turismo, e produção de conhecimento para o bem estar das pessoas. Temos a maior Universidade Federal do Norte do Pais(UFPa).

Temos certeza que a nossa UFPa pode ajudar a nos tirar dos alagamentos, ampliar o saneamento da nossa cidade, apresentar propostas para equacionar o caos do nosso trânsito. Mapear as áreas de risco ambiental e propor políticas públicas. Produzir uma cartografia das áreas de vulnerabilidades e riscos sociais; identificando os atores envolvidos. Enfrentarmos juntos os problemas na saúde, Nossa faculdade de economia deve dispor de dados para potencializar uma economia baseada nas atividades de serviços. Nosso curso de direito pode em muito ajudar na equação da ocupação do solo, do espaço, num ordenamento urbano democrático; apresentar propostas que viabilizem a aplicação do Plano de Diretor.


E tenho certeza que podemos montar uma rede de instituições de ensino, pesquisa e extensão: UFPa, IFPa, UEPa, UFRA, e demais instituições privadas capaz de dialogar e propor com e para a sociedade soluções para os nossos problemas. Com igual responsabilidade as instituições empresarias, e dos trabalhadores devem se manifestar de forma dialógica e propositiva na constituição de um agenda de geração de emprego e renda decentes, e uma cidade sustentável para as pessoas.


Os candidatos deverão dizer como Belém pode se desenvolver, enfrentar os territórios de miséria, e do crime, nossos jovens estão sob o domínio do crime. Temos a população carcerária mais jovem do Brasil, Belém tem os piores indicadores educacionais, perdemos para praticamente todas as capitais do Norte. Elevados índices de violência, ou seja aqueles que estão na escola não estão aprendendo o mínimo necessário, e os outros estão nas prisões,e os demais sob o domínio real ou simbólico do crime. A educação não representa um fator de melhoria de vida para esta parcela da população;e o poder público não diz como serão gerados empregos e renda para uma população entre os 18 ao 39 anos.


É claro existem belas e eficazes experiências que demonstram que temos uma juventude ávida por oportunidades, possibilidades, chances de estudar, trabalhar, de lazer, de esporte, cultural que são obrigações do poder público. Os candidatos a prefeito terão de ter a capacidade de devolver a esperança às pessoas, porque a razão de se governar uma cidade são as pessoas, seu bem e star e qualidade vida. Assim teremos uma cidade sustentável e educadora. Todos os candidatos devem demonstrar viabilidade, exeqüibilidade às suas propostas.


Enquanto isso os políticos e partidos ficam trocando acusações, se colocando como vitimas; quem fez mais, quem nada fez, quem roubou mais, quem roubou menos. Quem roubou, mas fez, quem roubou e nada fez, e no final utilizando de truques midiáticos, ou de markenting eleitoral se apresentam como salvadores de um caos que eles criaram.