domingo, 10 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010:ESCLARECIMENTOS DO INSTITUTO VERITATE À COMUNIDADE ACADÊMICA E AO PÚBLICO EM GERAL.

Eu venho aqui perante você leitor, apresentar algumas informações para que você tenha parâmetros para entender as criticas que foram dirigidas ao Instituto Veritate, que está fazendo parcerias com o Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFPA nas eleições de 2010 por alguns concorrentes, mesmo que eles tenham pouca credibilidade e modesto poder de comunicação, mesmo assim, iremos repor a verdade.


Em defesa direta de um concorrente do “Veritate”, o blog do “barata” disse que a pesquisa deste concorrente o - Instituto Acertar- do sociólogo Américo Canto, foi a única que acertou nesse primeiro turno das eleições; Disse que no final dos anos noventa. do século XX, o Veritate saiu fugido do Amapá por conta de erros em suas pesquisas; Disse que a pesquisa que realizamos em conjunto com o Laboratórios da Pós-Graduação em Ciência Política não é séria; Disse que a publicação da pesquisa na capa do Diário do Pará no dia 3 de outubro foi uma articulação política nossa e; Disse outras tantas coisas que eu realmente acho que não vale a pena responder.
Primeiro: A pesquisa apócrifa anuncia o “Acertar” como aquele Instituto que acertou os números do primeiro turno. Na verdade o “Acertar” errou feio. E por que errou?


1º - Porque prevê uma margem de erro de de 2,5% para mais ou para menos num intervalo de confiança de 95% para 2.100 entrevistas quando na verdade essa margem de erro é de 2,1%;


2º - Porque não apresentou os seus números, ao invés disso apresentou intervalos não balizados nem pela sua margem de erro declarada e nem por sua margem de erro real (Exemplo: Simão Jatene entre 39 e 42%! Seria 40%? Seria 41%?)


3º - Porque previu que Simão Jatene teria entre 39 e 42% dos votos considerando os brancos, nulos e abstenções e na verdade o Simão Jatene obteve 46% dos votos (errou entre 4 e 7 pontos, além de qualquer margem de erro);
4º - Porque não sabe se o custo da pesquisa foi 60 ou 80 mil reais (esquisito!);



Segundo: O “ Veritate” nunca errou pesquisa alguma no Estado do Amapá. Nunca! O Veritate se “ausentou” do mercado nos fins dos anos 90 por outro motivo. Sabe qual? Porque o Veritate foi selecionado diretamente pela diretora presidente da TIW (Telesystem International Wireless) para fazer todas, todas as pesquisas de implantação e desenvolvimento da Amazônia Celular nos Estados do Maranhão, Pará, Amapá, Amazônia e Roraima e o seu trabalho foi considerado o melhor trabalho realizado para a TIW no Brasil e os resultados da empresa naquela época proporcionalmente eram um dos melhores entre os 32 países de atuação daquela multinacional e porque o aprendizado naquele trabalho desenvolvido diretamente com os canadenses era tão estimulante e a demanda tão grande e os recursos tão substanciais que realmente foi necessário que a “Veritate” viesse a se ausentar do resto do mercado naquele período.


Terceiro: O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Pará e o seu Laboratório de Pós-Graduação em Ciência Política é sério, é seriíssimo. As pesquisas realizadas foram planejadas com antecedência de mais de seis meses. E elas foram iniciadas em um momento critico, no qual nenhuma pesquisa havia sido publicada no Pará e o IBOPE acabara de ter a sua pesquisa impugnada liminarmente pela justiça. Nós realizamos a nossa pesquisa sabendo que sofreríamos todo o tipo de pressão para não fazê-la, sabendo que contra a nossa pesquisa também seria tentado a impugnação, como foi. Mas a impugnação liminar contra a nossa pesquisa foi indeferida pela justiça.


Nós realizamos o nosso trabalho com todo o rigor científico, ético e legal. O nosso trabalho estava (e está) preparado para qualquer auditagem sobre os dados. Temos todos os nomes, endereços e muitos telefones de 1.581 pessoas que responderam a primeira pesquisa e de 1607 pessoas que responderam a segunda pesquisa nos 36 municípios para testemunhar.


Agora veja ou resultado da pesquisa comparando com o resultado das urnas


Votos absolutos de 3 de outubro tre-pa

Percentual de votos 3 de outubro incluindo os Brancos e Nulos- comparados com a pesquisa LCP/UFPA/Veritate de 24 a 28 de setembro.


PPGCP/VERITATE em 24/28 de setembro

Diferença entre os votos de 3 de outubro e o resultado da pesquisa LCP?Veritate


Simão Jatene- 1.720.631(votos) 45,8%(TRE) 45,5%(Pesquisa)diferença-0,3%
Ana Júlia -1.267.981(votos) 33,8%(TRE) 24,6% (Pesquisa)diferença 9,2%
Juvenil 380.331(votos) 10,1%(TRE) 8,6%(pesquisa)diferença -1,5%
Fernando Carneiro 107.102(votos) 2,9%(TRE) 1,8%(Pesquisa)diferença- 1,1%
Claber Rabelo- 41.514(votos) 1,1%(TRE) 1,2%(pesquisa)diferença -0,1%
Nenhum/Branco/Nulo- 237.113 6,3%(TRE) 18,3%(pesquisa) diferença-12%
TOTAL 3.754.672 100,0% 100,0% 0,0%

Observem que a difença fora da margem do erro se dá no percentual de indecisos. Nossa pesquisa detectou 18% até o dia 28 de setembro. No dia 03 este percentual caiu para 6%. Ana Júlia cresceu sobre os 12% que deixaram a indecisão entre os dias 28 e 03 de outubro. Destes 12% Ana Júlia conquistou 9.2%. Nenhuma pesquisa realizada até 28 de setembro pode captar a conquista de indecisos a partir da mobilização de boca de urna nos últimos dias (entre 29 de setembro e 03 de outubro) que antecederam esta eleição.


Quarto: Nós não dispomos de nenhum meio de comunicação de massa para a divulgação dos resultados de nossa pesquisa, portanto, nós apresentamos os nossos resultados em seminários do Laboratório e convidamos a todos os meios de comunicação, todas as principais televisões, jornais e rádios para o evento no qual entregamos CDs com o caderno completo da pesquisa em PDF e entregamos estes mesmos CDs para todos os interessados que participaram dos eventos. A forma e o dia da divulgação desses resultados pelas mídias não é de nosso controle, nós apenas as enviamos e não tivemos controle sobre quando estes meios as divulgariam;
Bem gente, eu não posso ficar aqui tentando responder as mais absurdas acusações, mas acredito que expus o suficiente para você entender que essas acusações que nos são feitas são levianas e de motivações ilegítimas e inconfessáveis.
Informo ainda que já constituímos advogado para processar judicialmente os que tentaram causar dano de imagem ao Veritate.
Nós continuaremos nos esforçando para dar o melhor, de forma ética e legitima.
Atenciosamente,

Vladimir Araujo
Diretor Presidente do Veritate Pesquisa de Opinião e Mercado e Estudante do Mestrado de Ciências Política da UFPA.

Um comentário:

  1. É ISSO AÍ DIRETOR, COLOQUE QUENTE NESSES DONOS DE INSTITUTOS QUE SÃO VERMELHINHOS POR TRAS DA CORTINA E ESTÃO DESESPERADOS PELA QUEDA DA ENTÃO QUASE EX GOVERNADORA.

    ResponderExcluir