terça-feira, 6 de abril de 2010

Eu e a Bolha

* Paul Krugman

Alguns leitores pediram provas de que eu tenha visto a bolha da habitação; outros estão usando fora de contexto a observação a respeito da “necessidade” de o Fed criar uma bolha da habitação. Então uma retrospectiva mostrará o seguinte:

Eu alertei a respeito de uma bolha da habitação durante grande parte de 2005; o grande artigo foi aquele intitulado Aquele som sibilado, em que argumentava que é preciso diferenciar as várias regiões a fim de se ter uma ideia de toda a extensão da bolha.

É claro que os suspeitos de sempre me desancaram por causa daquela coluna, argumentando basicamente que ela só mostrava o ódio por Bush.

Então acaso eu pedi uma bolha? A citação é deste artigo de 2002, no qual eu estava pessimista quanto à capacidade do Fed de gerar uma economia sustentada.

Se vocês o lerem dentro do seu contexto, verão que eu não estava pedindo uma bolha – estava falando dos limites dos poderes do Fed, dizendo que a única maneira de Greenspan conseguir uma recuperação seria se ele pudesse criar uma nova bolha, o que NÃO é a mesma coisa que afirmar que fosse uma boa ideia.

Evidentemente, sei que essa explicação não impedirá que aqueles que gostam de despejar o seu ódio usem a mesma afirmação fora de contexto não sei quantas vezes mais.

Mas eu pedi juros menores? Sim. Na minha opinião, não é este o erro do Fed. Nós precisávamos de uma melhor regulamentação a fim de conter a bolha – e não uma política que sacrificasse a produção e o emprego para limitar a exuberância irracional. Vocês podem discordar se quiserem, mas isso não me tornará uma pessoa que procurou deliberadamente uma bolha.

Bom, só para esclarecer as coisas!

Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário