domingo, 11 de abril de 2010

O Manifesto de Juan Hoyos à comunidade de Ciências Sociais

Universidade Federal do Pará – UFPA
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Faculdade de Ciências Sociais – FCS
Eleição de Diretor e Vice-Diretor da FCS – 2010/2012
“AVANÇAR: CO-GESTÃO, COM UNIDADE E QUALIDADE”

MANIFESTO À COMUNIDADE


A FCS embora trate da sociedade necessita urgentemente se re-encontrar com ela posto que, hoje – agora, com muita força se reivindica a retomada de esforços conjuntos para consagrar a faculdade como referência nas diferentes áreas do conhecimento científico e social em que atua; apresentá-la comprometida com novas idéias e ações e, aberta a novos desafios; sem receio de dar respostas ousadas para atender novas questões que o futuro nos apresenta; que esteja sempre pronta a se auto-avaliar e se criticar; que não veja o tripé do Ensino, Pesquisa e Extensão como uma obrigação e sim, como um modo de levar adiante uma gestão compartilhada com participação interna e direta da comunidade e da sociedade civil.

No ideário programático da Chapa “Avançar: co-gestão unidade com qualidade” procura-se retratar compromissos, com a intenção de se discutir propostas que nele estão contidos e que surgiram como resultado do balanço crítico dos estilos e das ações de gestão praticadas no transcurso dos últimos 20 anos, seja nos antigos departamentos, colegiados ou na Faculdade de Ciências Sociais – FCS, de hoje. No documento foram, igualmente, incorporadas contribuições que afloraram de diálogos e debates celebrados com os diferentes segmentos da comunidade do FCS e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH e se apresentam como capazes de aprofundar as conquistas de todos, avançar na implementação do projeto estratégico de desenvolvimento e avaliar, à luz do momento histórico e dos desafios que se avizinham, a missão institucional da FCS e do próprio IFCH.

Igualmente, nele, com maior grau de importância registra-se que a universidade de hoje está sendo exigida pela nação para assumir compromissos urgentes e definidos com o desenvolvimento, com a cultura e com a sobrevivência dos nossos povos. Neste sentido, somos cobrados para dar conta da excelência das nossas pesquisas, da categoria e qualidade da graduação e da pós-graduação, ao tempo que de atividades de extensão cada vez mais próximas da sociedade.
Estamos certos que as proposições registradas no Documento - Programa da Chapa “Avançar: co-gestão unidade com qualidade” poderão ser enriquecidas. Como, igualmente, estamos convictos de que objetivam a melhoria das pessoas, dos métodos e dos espaços para produzir e compartilhar novos conhecimentos, para promover uma verdadeira interação da academia com a sociedade real, com o serviço aos cidadãos e com a formulação de políticas de estado e práticas de governo comprometidas com os valores éticos, de respeito à pessoa humana, aos direitos coletivos e ao desenvolvimento econômico, político, social e cultural de nosso povo.
As propostas evidenciam, certamente, o convencimento de que precisamos de gestores que sejam, realmente, pluralistas e democráticos, que não integrem nem fomentem cegamente o fortalecimento de grupos corporativos ou redes de subserviência. Aos antigos sonhos somam-se, agora, novos anseios. Serenos, equilibrados, racionalizados e refletidos que projetem cenários e a superação de urgentes desafios institucionais. O presente é de reflexão e nos impele à ação.
Na gestão da FCS a chapa Chapa “Avançar: co-gestão unidade com qualidade” cuidará de manter e incrementar o corpo técnico-administrativo, já que eles são capazes de incentivar os diálogos que resultem em contribuições institucionais. Procurará sermos uma Faculdade que conhece, sabe e pratica o diálogo, que é capaz de ser solidária, que cultiva a aceitação da diferença como direito e que encara a margem como lugar a respeitar.
A nova gestão irá, igualmente, incentivar a busca de condutas institucionais para atender as expectativas da comunidade interna e da sociedade. Em conjunto iremos mobilizar abertamente pessoas e a instituição para construir e escolher qual tipo de futuro se deseja e quais ações de gestão devem ser encetadas. Os novos dirigentes vão atuar com imparcialidade, liberdade e autonomia, e rejeitar qualquer interferência de interesses que não os públicos; cuidarão do agir de forma técnica, competente, responsável, imparcial, coerente e objetiva; e, buscarão a excelência concentrando seus esforços na maximização dos resultados, no compromisso de legitimar as FCS perante a sociedade através da qualidade do nosso trabalho, da competência dos profissionais que formamos, da importância social da pesquisa que realizamos, da criatividade e da inovação, da permanente descoberta, e do profícuo trabalho social que implementamos através de projetos na comunidade externa, principalmente carente.

Como integrantes de uma comunidade universitária séria e pautada pela ética e o compromisso com o saber, acredita-se que a Faculdade de Ciências Sociais - FCS deve de forma democrática e urgente resgatar e promover o salutar exercício de pensar, inovar e de exercer a sua função crítica, para podermos, realmente, demonstrar e evidenciar nossa competência.

Como representantes da Chapa “Avançar: co-gestão unidade com qualidade” declaramos que estaremos atentos para ajudar a demarcar a liderança da FCS, do IFCH e da UFPA na defesa dos direitos da presença nos meios de comunicação, na defesa da diversidade de concepções e vozes da sociedade civil, na defesa dos direitos à expressão da heterogeneidade cultural; na defesa dos direitos à diferença que proclamam as minorias, na defesa do direito da convivência pacífica e produtiva entre os diferentes e, na defesa dos elementares princípios da própria democracia.

Finalmente deixamos especial manifestação, clara e latente, de que os colaboradores da gestão deverão ter um histórico absolutamente inquestionável do ponto de vista da retidão de seus atos, de prática comprovada de ética e de moral respeitadas pela comunidade e pela sociedade.

Diretor: Prof. MsC. Juan L. Bardález Hoyos
Vice-Diretora: Profa. Dra. Andrea Chaves

O TEMPO É SEU. A HISTÓRIA VOCÊ FAZ. E AGORA...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário