quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Derrota eleitoral de 2010: E Ana Júlia se sentiu-se...vencedora.


Quando a governadora Ana Júlia, ao reconhecer que perdeu a eleição, declarou enfaticamente que se sentia vitoriosa devido aos projetos estruturantes que tinha implantado no estado do Pará, percebi naquele momento que a governadora não fez e possivelmente não fará nenhuma autocrítica, quanto à sua conduta em aceitar a assessoria exclusiva do facciosismo do núcleo duro da DS, tendo como subproduto a derrota eleitoral do PT nas eleições de 2010 no Pará.


Ana Júlia cometeu três pecados mortais quanto a herança transformadora que deve-se esperar quando da passagem de um partido transformador pela direção governativa do estado: Tratar os bens do Estado como se fosse uma coisa pública, participação popular na formulação e controle das políticas públicas e transparência na gestão dos recursos públicos.


Não assisti nenhuma ação enérgica da governadora frente às denúncias substantivas de corrupção durante o seu mandato envolvendo o seu secretariado. Assisti o governo do estado transformar em letra morta o Planejamento Territorial Participativo e não vi nenhuma iniciativa em larga escala que pretendesse implantar uma nova cultura de gastos públicos, pelo contrário acompanhei denúncias seguidas de dispensas de licitação, envolvendo milhões de reais.


Ana cometeu mais três pecados mortais em relação a construção de um governo voltado para evitar homicídios, atender os enfermos e melhorar a qualidade de educação no Pará. Enfim Ana Júlia não governou, objetivamente, para os mais pobres.

Ana Júlia por certo alugou 450 carros em fim de mandato para a polícia, comprou coletes, contratou por concurso centenas de soldados. MAS O GOVERNO Ana Júlia não diminuiu os índices de criminalidade no Pará, e em especial na grande Belém, sabem por que? Porque Ana não teve políticas públicas eficazes para diminuir as taxas de violência, em especial de homicídios. Os equipamentos por si só não diminuem nenhum tipo de violência.


O governo Ana Júlia testemunhou a morte de 300 bebês na Santa Casa, assim como enviou dezenas de pacientes oncológicos para tratamento em São Luis do maranhão. O governo Ana só conseguiu alterar positivamente este quadro, depois de 3 anos de mandato. Ou seja, a imagem que ficou, foi a de total negligência com a questão saúde.


A imagem mais forte da questão educacional no quadriênio 2007/2010 foi a intervenção na Universidade do Estado do Pará- UEPA, que durou 3 anos, após a recusa da governadora em nomear o candidato mais votado. Além logicamente do escândalo dos Kits escolares, que mancharam gravemente a imagem do governo petista no Pará.

Além dos problemas relatados, ocorreram pelo menos mais 15 escândalos, de maiores ou menores proporções durante o governo Ana Júlia, amplamente noticiado pela grande imprensa, sem uma postura dura e drástica por parte da governadora, com vistas a resguardar sua imagem pública.


Então podemos concluir provisoriamente, que o governo Ana Júlia falhou gravemente nos segmentos de saúde, educação e segurança pública. Enfim, centenas de pessoas que morreram assassinadas, poderiam ter sido salvas, caso tivesse sido executadas ações policiais preventivas e repressivas permanentes. Claro, para isso devia-se ter importado tecnologias, já existente no Brasil, a exemplo do que ocorreu em São Paulo, que reduziu os homicídios em 70%. Mesmo sem ter se resolvido os problemas sociais estruturais que determinam a expansão da criminalidade no Brasil.


Imaginem, Ana Júlia, sentir-se vitoriosa, após ter sido derrotada por um exército do PSDB, formado por uma coligação que só dispunha de argumento político oposicionista. Foi a vitória de um exército desarmado contra uma poderosa esquadra dotada de ampla maquinaria política, mas que não tinha o povo em seu favor.

9 comentários:

  1. ana e o pt forão um desastre

    ResponderExcluir
  2. "... enviou dezenas de pacientes oncológicos para tratamento em São Luis do maranhão". Na verdade, eles foram para Teresina, no Piauí.

    ResponderExcluir
  3. Só faltou você incluir entre os erros de Ana Julia o fato de não ter comprado os institutos de pesquisas (inclusive o seu)pra divulgarem pesquisas favoráveis a ela.

    ResponderExcluir
  4. Henrique Sauma4/11/10 21:16

    Nunca antes na história desse Estado vi um retrato tão fiel da realidade. Parabéns pelas ponderações sempre equilibradas (nenhuma novidade vindo de você meu amigo). Um forte abraço, Henrique Sauma

    ResponderExcluir
  5. Pior do que não admitir os erros como causa de sua derrota nas ruas é dizer que deixa o governo com um Pará 1.000 vezes melhor do que há 4 anos atrás. Menos, Ana Júlia. Muito menos. Por favor!

    ResponderExcluir
  6. AI ESTÁ! COMO COMENTÁRIO DO CIENTISTA POLÍTICO, UMA PRÉVIA DA INOPERÂNCIA, NEGLIGÊNCIA E IMPRUDÊNCIA DE QUEM ESPERAVA-SE ALGO POSITIVO, AFINAL ENTRARA NO PODER A PRIMEIRA MULHER DO ESTADO. O QUE SE VIU FOI UM GOVERNO QUE "NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE ESTADO" SE PREOCUPOU EM "SACIAR A SEDE DE QUEM DE FATO TEVE NECESSIDADE". A MAIORIA DA SOCIEDADE, AINDA INSIPIENTE DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA, DEU RESPOSTA A UM GOVERNO ARROGANTE AO PROGNOSTICAR QUE A POPULARIDADE DO PRESIDENTE RESOLVERIA TUDO. ESSES SÃO OS SICOFANTAS DA NAÇÃO VENDO SEU CASTELO RUIR NO ESTADO AO SUBESTIMAR, NÃO A CONSCIÊNCIA - QUE AINDA ESTÁ LONGE DE SER ALCANÇADA - MAS O GRAU DE SOFRIMENTO, INSATISFAÇÃO E CETICISMO DO POVO. SERÁ QUE CONSEGUIREMOS VER E PERCEBER UMA GOVERNABILIDADE ESSENCIALMENTE POPULAR NESTA INCIPIENTE E JÁ COMBALIDA DEMOCRACIA, OU MELHOR DIZENDO, DEMOCRACIA DE ARAQUE? SAUDAÇÕES AO Dr. CIENTISTA CONSTRUIDOR DE CONSCIÊNCIA!

    ResponderExcluir
  7. Olho de Boto6/11/10 14:06

    A história a julgará. Anônimo das 16:43, o correto é FORAM e não forão (aliás este tempo de verbo nem existe). Aaaai,que falta faz a escola e a leitura na vida das pessoas!!

    ResponderExcluir
  8. ELA FOI UMA INCOMPETÊNCIA SÓRDIDA E DE UM EGO GIGATNE QUE NÃO CONSEGUE NEM RECONHECER QUANDO FAZ E FEZ VERDADEIROS DESASTRES NA ECONOMIA, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO E SAÚDE DO ESTADO.
    VAI SER RUIM ASSIM NA CAIXA PREGO !
    MAS A PERGUNTA QUE FICA É: PARA ONDE FOI A VERBA FEDERAL QUE VEIO PARA CÁ. NO MEU BOLSO, TENHA CERTEZA, NÃO ESTÁ.

    ResponderExcluir
  9. Com uma figura cm Fábio Castro cm secretário de Comunicação o q podíamos esperar ? Sabe cm é o título do Blog do Dr. ? Hupomnemata, cm se pronuncia isso ?? Fala sério...
    Ana Júlia prestigiou um bando de incompetentes em detrimente de vários companheiros e companheiras que tinham um muito a comtribuir mas que não não bajulavam o PMM do B. Alguém já Ouviu Falar de uma senhora chamada Roseli do Pará Rural que controlava a contratação de consultores com o dinheiro do Banco Mundial ? Somem incopetência, arrogância e estupidez e vejam o resultado. Gente como essa senhora é que contribuiu em muito para a derrota da governadora

    ResponderExcluir