sexta-feira, 26 de março de 2010

Tecnologias reduzem o tempo e a dor no tratamento de canal de dentes

RIO DE JANEIRO - O tratamento de canal, que fez muitas gerações suar frio na cadeira do dentista, não é mais tão dolorido e nem demorado como no passado. Graças ao uso de técnicas e equipamentos modernos, o tratamento é próximo de indolor e muito mais ágil para o paciente. Muitas dessas novidades serão apresentadas nessa sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de março, na Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, em Campinas, interior de São Paulo, durante o IV Encontro Internacional da Equipe de Endodontia de Campinas.

Trata-se do maior evento realizado nas instalações da Faculdade na área de endodontia, que é o ramo da odontologia que cuida da preservação da saúde da polpa dental e do tratamento das doenças relacionadas. Quando há um comprometimento da polpa por cárie profunda, traumatismo (pancada) ou fratura do dente, muitas vezes é necessário remover a polpa afetada e tratar a cavidade interna do dente que, devido à sua forma alongada, é chamada de canal.


Dentista usa microscópio e utrassom no tratamento de canal

O tema, a ser apresentado pela dentista Roberta Aranha de Araújo, mestre e professora do curso de pós-graduação em Endodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic, é a utilização do microscópio e do ultrassom odontológico que, hoje, tornam o trabalho do dentista mais seguro e previsível durante a realização do tratamento de canal e menos sofrido e demorado para o paciente. "O microscópio operatório possibilita a visualização acurada de detalhes com excelente iluminação dentro do canal. Já o ultrassom permite que se trabalhe de maneira precisa e segura no local que está sendo visualizado", diz Roberta.

Com o microscópio, explica a dentista, torna-se mais fácil tratar casos complexos e, com a utilização do ultrassom o desgaste do dente é menor. Outro assunto que também será abordado por Roberta são as novas técnicas de remoção de pinos nos dentes utilizando estes mesmos equipamentos.

JB Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário